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Como deve ser a dieta para o paciente com TDAH?

Quando pensamos na dieta do paciente com TDAH, devemos pensar em uma alimentação que ajude na produção dos neurotransmissores, ou seja que tenha os nutrientes necessários ao bom funcionamento e que tenham propriedades anti-inflamatórias, para reduzir a neuroinflamação e garantir o bom funcionamento do cérebro, garantindo uma boa conexão entre os neurônios e ajudando a produzir dopamina e noradrenalina. A serotonina, apesar de ser benéfica, está relacionada a uma sensação de relaxamento, o que pode não ajudar a manter o estado de alerta.

QUAIS ALIMENTOS EVITAR NO TDAH?

Assim como indivíduos neurotípicos, a alimentação do portador de TDAH deve ser feita evitando alimentos processados ou ultraprocessados e priorizando os alimentos in natura ou minimamente processados Deve -se priorizar o consumo de frutas, verduras , legumes , peixes e ômega 3 e evitar gordura trans, excesso de açúcar, corantes artificiais, laticínios gordurosos, alimentos alergênicos e fast foods . As vitaminas e minerais que devem ser incluídos na alimentação são o Zinco, magnésio, ômega 3, ferro e complexo B. 

Deve-se investigar a deficiência e incluir alimentos fontes ou a necessidade de suplementação. A necessidade de carboidratos é normo, e não deve ser feita dieta no método low-carb .O consumo de flavonoides presentes em frutas e vegetais de cores vermelha, amarela e laranja, são ótimas substâncias para a saúde cerebral pois aumentam a produção e liberação de neurotrofinas. 

EXISTE MELHOR DIETA PARA TDAH?

Atualmente,a dieta mediterrânea é considerada a melhor para manutenção do TDAH, pois o estilo de vida mediterrâneo é mais saudável, menos estressante e menos sedentário, porém qualquer dieta saudável de preferência orientada por nutricionista terá efeitos benéficos . A Dieta mediterrânea não possui alimentos processados ( industrializados) , é rica em frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas e principalmente peixes, que são ricos em ômega 3 . 

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As proteínas na quantidade certa ajudam a produzir mais neurotransmissores como a  noradrenalina e dopamina. Os carboidratos  simples ajudam a produzir mais serotonina, causando sonolência e como os neurônios são dependentes de glicose, ela precisa estar com demanda constante por isso uma dieta rica em carboidratos de boa qualidade ajuda a manter a concentração . 

Caso a dieta esteja rica em carboidratos simples, pode ocorrer um pico de insulina, o que causa uma queda na glicose, aumentando cortisol, fazendo com que o cérebro não tenha disponibilidade de glicose suficiente e seja exposto a hormônios  inflamatórios como o cortisol .Prefiro os carboidratos complexos como os integrais, frutas, verduras e legumes.

As gorduras devem ser ingeridas em poucas quantidades, principalmente se há uso de medicação, pois retardam a absorção. Apesar de ser uma gordura, o suplemento ômega 3 tem efeitos anti-inflamatórios e melhoram concentração,atenção e foco ao atuar na neuroinflamação. É considerado o melhor coadjuvante às medicações prescritas.

COMO GARANTIR UM BOM TRATAMENTO NUTRICIONAL PARA TDAH ?

O que pode dificultar a nutrição adequada do indivíduo com TDAH são fatores relacionados à falta dos neurotransmissores e neuroinflamação , por isso é normal :

  • Esquecer de se alimentar, seja pela correria ou pela supressão do apetite pela medicação;
  • Baixa motivação para cozinhar;
  • Sobrecarga emocional;
  • Compulsão alimentar;
  • Ignorar sinais de fome;
  • Seletividade alimentar;

Ao se alimentar de forma inadequada devido a esses fatores, o paciente pode criar uma bola de neve de maus hábitos, e pra isso aqui vai uma ajudinha para ajudá-lo a sair dessa armadilha e recuperar a energia:

  • Só tome a medicação após a primeira refeição, para que você garanta um bom aporte de nutrientes antes da supressão do apetite.
  • A ALIMENTAÇÃO DEVE SER FEITA MUITO BEM NA PARTE DA MANHÃ E DE PREFERÊNCIA ASSOCIADA À EXPOSIÇÃO SOLAR, POIS ESTIMULA A PRODUÇÃO DE DOPAMINA E NORADRENALINA. 10 minutos de exposição solar no começo do dia são suficientes para “despertar” seu cérebro e te manter mais ativo durante o dia.
  • Mantenha sua garrafinha de água com você durante o dia e hidrate-se.
  • Faça exercícios físicos diariamente, ajuda a liberar neurotransmissores, diminui os sintomas depressivos e melhora a qualidade do sono.
  • Pratique Higiene do Sono, uma noite bem dormida é fundamental para manter o foco durante o dia.
  • Faça Psicoterapia associada ao seu tratamento;
  • Tenha uma agenda e foque na sua organização para conseguir estudar, trabalhar e fazer as coisas que você mais gosta.
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Para saber mais como a nutrição pode te ajudar a ter mais qualidade de vida, agende sua consulta online, tenha acesso a um plano alimentar individualizado e melhore sua performance nas suas atividades diárias. O paciente com TDAH bem cuidado e orientado será um excelente profissional na carreira que escolher!

Espero você!
Uma Boa alimentação é ideal para uma Boa Vida.
Bjs da Nutri Lari Scharf

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