ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO (FRANKINCENSE) – COMO USAR, PARA QUE SERVE, BENEFÍCIOS

Conhecido como o Rei ou Santo Graal dos Óleos Essenciais, o Olíbano já foi usado por egípcios,gregos, romanos, muçulmanos,hindus, budistas e cristãos em suas cerimônias religiosas. De acordo com as escrituras, foi um dos presentes dados ao Bebê Jesus Cristo, junto com Mirra e Ouro. É encontrado na Região da Somália, na árvore Boswellia carterri,ou sacra, feito a partir da destilação à vapor de sua resina,o que resulta em um aroma doce, limpo e fresco, que acalma e relaxa sem ter um efeito sedativo ou sonolento como a Lavanda.
Existem cinco diferentes tipos de Boswellia que produzem o verdadeiro Frankincense. Um óleo essencial de Olíbano puro tem uma combinação das múltiplas variedades de árvores Boswellia, mas Devido às suas propriedades está quase ameaçada de extinção, então é muito importante que sua utilização e produção seja de maneira sustentável.

Boswellia produz compostos especiais que foram encontrados por ter fortes efeitos anti-inflamatórios e potenciais efeitos anti-câncer. Entre os valiosos extratos de boswellia que os pesquisadores identificaram, vários se destacam como os mais benéficos, incluindo terpenos e ácidos que são fortemente anti-inflamatórios e protetores sobre células saudáveis.

PRINCIPAIS COMPONENTES:

  • A-felandrene (agente antimicrobiano)
  • A-Thujene (anti-inflamatório)
  • A-Pineno (broncodilatador, antimicrobiano, anti-inflamatório)
  • Acetato de Incensole (anti-depressivo)
  • Limoneno (antioxidante, anti-depressivo)

PRINCIPAIS USOS:

  • Anti-Inflamatório;
  • Prevenção e tratamento de Cânceres e Tumores;
  • Convulsões e Trauma;
  • Doença de Alzheimer, Demência e Lesão Cerebral;
  • Depressão, Ansiedade, Estresse;
  • Cicatrização de feridas e rugas;
  • Cicatrizes e estrias;
  • Dor Ciática, dor nas costas e dores de cabeça;
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico E Saúde Celular (antioxidante);
  • Desintoxicação do Fígado, Icterícia;
  • Distúrbios Autoimunes (imunoestimulante);
  • Verrugas;
  • Congestão Nasal, tosse e alergias;
  • Prevenção do Câncer de Mama;
  • Meditação, Oração e Foco;
  • Saúde Emocional.

ÓLEO DE OLÍBANO COMBATE A DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE:

Foi feito um estudo onde foi constatado que o acetato de incensole no olíbano tem efeitos anti-depressivos, estimulando a psico-atividade e ativando canais TRPV3 no cérebro, que está ligado à percepção de calor na pele.
Já foi constatado que ele transmite sinais ao Sistema Límbico do Cérebro, que é conhecido por influenciar as emoções e sistema nervoso, relacionado às sensações.
Frankincense ajuda a reduzir as reações e emoções negativas. Ao inalar esse óleo, sua eficácia ao reduzir a frequência cardíaca e a pressão alta já estão constatadas pelos estudiosos. Ao contrário de medicamentos com químicos que tem efeitos colaterais indesejáveis, o olíbano combate a ansiedade e a depressão de forma natural e tão eficiente quanto, não causando nem mesmo sonolência.
O Olíbano pode ser usado no difusor ou por uso tópico, geralmente com um óleo carreador.

ÓLEO DE OLÍBANO FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO:

Olíbano fortalece o sistema imunológico e previne doenças. Tem efeito Bactericida, Anti-virais e já foi constatato ser eficiente contra o câncer. Além disso, um estudo no Egito demonstrou que ele age como um poderoso imunoestimulante.

Por ser bactericida, impede a presença de germes na boca, pele, e pode ser usado até como desinfetante para a casa. As atividades anti-sépticas do Olíbano ajudam a prevenir a ocorrência de gengivite, mau hálito, cáries, dor de dente, aftas e outras infecções.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO É ANTI-INFLAMATÓRIO E ANALGÉSICO

O ácido Boswellico É útil para ajudar e prevenir a quebra do tecido cartilaginoso e tem se mostrado eficaz em reduzir significativamente os níveis de inflamação, se tornando uma opção natural de tratamento para casos de dor que afetam tendões, articulações e músculos, aliviando as dores de quem sofre de condições como artrite, artrite reumatoide, asma, distúrbios do intestino e outras condições.
Por suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo essencial de olíbano também abre as vias respiratórias, o que é muito eficaz para quem sofre de asma e bronquite.
Apesar de fazer os olhos lacrimejarem um pouco, passar o óleo ao redor ( não muito próximo ) dos olhos, maçãs do rosto e próximo à sobrancelha pode melhorar muito a sua visão e aliviar vários problemas relacionados à ela, como cataratas.

ÓLEO DE OLÍBANO É BOM PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO:

Estudos comprovaram que o Olíbano reduz os Níveis de Colesterol e triglicerídeos, protegendo o coração de várias condições médicas, incluindo a aterosclerose.
Foi feito um estudo onde constataram que o uso do Olíbano diariamente é uma alternativa natural, segura e eficaz na harmonização do HDL E LDL, principalmente para Diabéticos do Tipo 2.

ÓLEO ESSENCIAL DE ÓLIBANO PARA A BELEZA:

Estudos apontam que o triterpênico pentacíclico, um esteroide presente no óleo de Olíbano contribui para um efeito calmante na pele, e tem a capacidade de fortalece-la, melhorando e igualando seu tom e estimulando a produção de colágeno, que melhora a elasticidade, impedindo o aparecimento de rugas, tratando manchas senis, rosácea, melasma e sardas. Também é eficiente para desbotamento de estrias, cicatrizes de cirurgias e marcas associadas à gravidez.

Por ter propriedades anti-bactérias, combate a acne, tonifica a pele e ajuda a curar feridas.
Também ajuda a melhoras o aspecto de mãos e pés ressecados, agindo como um tônico muito eficiente.

Usos sugeridos:

  • Tônico Facial;
  • Harmonização do tom do rosto;
  • Olheiras;
  • Redução de rugas, estrias e cicatrizes;
  • Cicatrização;
  • Melhora do aspecto das unhas;
  • Picadas de Insetos;
  • Cabelos ressecados;
  • Caspa;
  • Queda de Cabelo.

ÓLEO DE OLÍBANO MELHORA A FUNÇÃO CEREBRAL:

Já foi comprovado em estudos que o óleo de incenso pode melhorar a memória e facilitar o aprendizado.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO EQUILIBRA HORMÔNIOS E MELHORA A FERTILIDADE:

Como combate o estresse ansiedade e as alterações de humor, o olíbano também foi associado à reduzir os sintomas associados à menstruação e menopausa, equilibrando os níveis de hormônios. Esse equilíbrio resulta em alívio das cólicas e dores, constipação, enxaqueca, fadiga e náuseas.
Também ajuda a regular a produção de estrogênio e reduz o risco de desenvolvimento de tumores e cistos em mulheres na pré-menopausa.

E devido ao triterpênico pentacíclico, um esteroide presente no óleo de Olíbano, pode promover a fertilidade, já que tem efeito de aumentar a quantidade e mobilidade dos espermatozoides.
Por ser um emenagogo, também impede a menopausa prematura,já que induz a menstruação e regula ciclos.

ÓLEO DE OLÍBANO FACILITA A DIGESTÃO:

O óleo de Olíbano ajuda o sistema digestivo a desintoxicar-se adequadamente e a evacuar.
Também ajuda a aliviar a dor, náuseas e eliminar o excesso de água no abdômen que pode causar inchaço, além de ajudar com as cólicas menstruais.
Ele ajuda na secreção de enzimas digestivas, aumentando a produção de urina e relaxando os músculos do trato digestivo, melhorando a circulação.
Trabalha reduzindo os gases acumulados no intestino e em todo o corpo, que pode causar dores não só na barriga, mas também no peito, sudorese e mau estar.
Com suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bactericidas, é extremamente benéfico na redução dos sintomas da síndrome do intestino permeável, colite, doença de Crohn e IBS ( síndrome do intestino irritável).

ÓLEO DE OLÍBANO PODE COMBATER O CÂNCER:

Já foi constatado em vários estudos a eficácia do incenso como anti-inflamatório e anti-tumoral para tipos específicos de câncer.
Um estudo na China combinou o Olíbano com Mirra em cicno linhas diferentes de câncer, e foi observado que as células de câncer de pele e mama mostraram sensibilidade à combinação.
Isso se deve ao composto AKBA (ácido boswellico), que foi comprovado ser bem sucedido em matar células cancerosas que se tornam resistentes à quimioterapia, o que o torna um excelente tratamento natural para o câncer.
O estudo mostrou que AKBA inibeo crescimento celular a proliferação de células cancerígenas e as induz a apoptose ( morte celular).

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO AJUDA A DORMIR MELHOR:

Como reduz os sintomas da ansiedade e estresse que podem mantê-lo acordado durante a noite, este auxílio natural para dormir ajuda a abrir as vias respiratórias permitindo que ser corpo atinja uma temperatura ideal para o sono e elimina o que te incomoda.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO PARA MEDITAÇÃO:

Por ter sido muito usado à milhares de anos em cerimônias religiosas, o Olíbano ainda é o óleo preferido no mundo para meditação, por suas propriedades de cura, limpeza e iluminação.
Acalma a mente, reduz a velocidade e aprofunda a respiração.
Olíbano ajuda a aumenta nossa fé e a conexão com o divino.

AROMATERAPIA: OLÍBANO, O ÓLEO DA VERDADE.

Induz Proteção, conexão espiritual e iluminação.
Nos remete à seguinte pergunta . Por que eu sou sempre amado e protegido ?
Olíbano revela decepções e falsas teses. Convida os indivíduos a abandonar vibrações inferiores, mentiras, enganos e negatividade.
Ajuda a criar uma nova perspectiva baseada na luz e na verdade.
O Frankincense recorda à memória a compreensão espiritual, dons, sabedoria e conhecimento que a alma trouxe ao mundo. É um poderoso limpador de escuridão espiritual. O incenso ajuda a tirar as “escamas da escuridão” dos olhos, as barreiras da mente e as paredes do coração. Através da conexão da alma com a sua luz interior, este óleo revela a verdade.
O incenso ajuda na criação de um apego saudável no despertar espiritual e ajuda o indivíduo a sentir o amor Divino. Quando alguém se sente abandonado ou esquecido, o Olíbano lembra-lhes que são amados e protegidos.
Enquanto este óleo é incrivelmente poderoso, também é gentil, como um pai amoroso que nutre, orienta e protege.Olíbano protege o corpo e a alma das influências negativas e ajuda a alma em sua evolução espiritual.
Aprimorando práticas de oração e meditação, este óleo abre canais espirituais que permitem que um indivíduo se conecte a Deus.

Através da luz e do poder do olíbano, o indivíduo pode aproximar-se da divindade, da masculinidade saudável e da grandeza do Eu Verdadeiro.

Emoções negativas à serem trabalhadas: Abandono, falta de conexão espiritual, distância do pai, falta de proteção, escuridão espiritual.

Emoções positivas à serem integradas: Iluminação, se sentir amado, protegido,sábio, ter discernimento, abertura espiritual, conexão com o Pai.
Óleos Sinérgicos: Melissa, Manuka, Mirra, Litsea, Camomila Romana, Blue Tansy, Copaiba, Lavanda, Laranja-Brava.

Uso sugerido: Inalação ou Tópico: 1-3 gotas na nuca, testa ou abaixo das orelhas.

ADVERTÊNCIAS AO USO:

Passar na base dos pés para ter efeito sistêmico.
Uso em crianças deve ser sempre no difusor ou diluído na planta dos pés.
Não utilizar se o óleo estiver oxidado, pois pode causar reações à pele.
Não ingerir grandes quantidades de uma vez pois pode causar intoxicação;

Cuidado ao comprar seu óleo essencial de olíbano, se na embalagem estiver “ fragrância ou “essência”, podem ser sintéticos e não trazer os mesmos benefícios do que um óleo essencial 100% puro. Um óleo essencial de Olíbano puro tem uma combinação das múltiplas variedades de árvores Boswellia.

REFERÊNCIAS
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3510738/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29970196https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23500016
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30171201
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18281494
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12664615
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12058313
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2493463/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3258268/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18414499
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3294134/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29913410
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3304380/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3929136/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5801908/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *