ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO (FRANKINCENSE) – COMO USAR, PARA QUE SERVE, BENEFÍCIOS

Conhecido como o Rei ou Santo Graal dos Óleos Essenciais, o Olíbano já foi usado por egípcios,gregos, romanos, muçulmanos,hindus, budistas e cristãos em suas cerimônias religiosas. De acordo com as escrituras, foi um dos presentes dados ao Bebê Jesus Cristo, junto com Mirra e Ouro. É encontrado na Região da Somália, na árvore Boswellia carterri,ou sacra, feito a partir da destilação à vapor de sua resina,o que resulta em um aroma doce, limpo e fresco, que acalma e relaxa sem ter um efeito sedativo ou sonolento como a Lavanda.
Existem cinco diferentes tipos de Boswellia que produzem o verdadeiro Frankincense. Um óleo essencial de Olíbano puro tem uma combinação das múltiplas variedades de árvores Boswellia, mas Devido às suas propriedades está quase ameaçada de extinção, então é muito importante que sua utilização e produção seja de maneira sustentável.

Boswellia produz compostos especiais que foram encontrados por ter fortes efeitos anti-inflamatórios e potenciais efeitos anti-câncer. Entre os valiosos extratos de boswellia que os pesquisadores identificaram, vários se destacam como os mais benéficos, incluindo terpenos e ácidos que são fortemente anti-inflamatórios e protetores sobre células saudáveis.

PRINCIPAIS COMPONENTES:

  • A-felandrene (agente antimicrobiano)
  • A-Thujene (anti-inflamatório)
  • A-Pineno (broncodilatador, antimicrobiano, anti-inflamatório)
  • Acetato de Incensole (anti-depressivo)
  • Limoneno (antioxidante, anti-depressivo)

PRINCIPAIS USOS:

  • Anti-Inflamatório;
  • Prevenção e tratamento de Cânceres e Tumores;
  • Convulsões e Trauma;
  • Doença de Alzheimer, Demência e Lesão Cerebral;
  • Depressão, Ansiedade, Estresse;
  • Cicatrização de feridas e rugas;
  • Cicatrizes e estrias;
  • Dor Ciática, dor nas costas e dores de cabeça;
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico E Saúde Celular (antioxidante);
  • Desintoxicação do Fígado, Icterícia;
  • Distúrbios Autoimunes (imunoestimulante);
  • Verrugas;
  • Congestão Nasal, tosse e alergias;
  • Prevenção do Câncer de Mama;
  • Meditação, Oração e Foco;
  • Saúde Emocional.

ÓLEO DE OLÍBANO COMBATE A DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE:

Foi feito um estudo onde foi constatado que o acetato de incensole no olíbano tem efeitos anti-depressivos, estimulando a psico-atividade e ativando canais TRPV3 no cérebro, que está ligado à percepção de calor na pele.
Já foi constatado que ele transmite sinais ao Sistema Límbico do Cérebro, que é conhecido por influenciar as emoções e sistema nervoso, relacionado às sensações.
Frankincense ajuda a reduzir as reações e emoções negativas. Ao inalar esse óleo, sua eficácia ao reduzir a frequência cardíaca e a pressão alta já estão constatadas pelos estudiosos. Ao contrário de medicamentos com químicos que tem efeitos colaterais indesejáveis, o olíbano combate a ansiedade e a depressão de forma natural e tão eficiente quanto, não causando nem mesmo sonolência.
O Olíbano pode ser usado no difusor ou por uso tópico, geralmente com um óleo carreador.

ÓLEO DE OLÍBANO FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO:

Olíbano fortalece o sistema imunológico e previne doenças. Tem efeito Bactericida, Anti-virais e já foi constatato ser eficiente contra o câncer. Além disso, um estudo no Egito demonstrou que ele age como um poderoso imunoestimulante.

Por ser bactericida, impede a presença de germes na boca, pele, e pode ser usado até como desinfetante para a casa. As atividades anti-sépticas do Olíbano ajudam a prevenir a ocorrência de gengivite, mau hálito, cáries, dor de dente, aftas e outras infecções.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO É ANTI-INFLAMATÓRIO E ANALGÉSICO

O ácido Boswellico É útil para ajudar e prevenir a quebra do tecido cartilaginoso e tem se mostrado eficaz em reduzir significativamente os níveis de inflamação, se tornando uma opção natural de tratamento para casos de dor que afetam tendões, articulações e músculos, aliviando as dores de quem sofre de condições como artrite, artrite reumatoide, asma, distúrbios do intestino e outras condições.
Por suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo essencial de olíbano também abre as vias respiratórias, o que é muito eficaz para quem sofre de asma e bronquite.
Apesar de fazer os olhos lacrimejarem um pouco, passar o óleo ao redor ( não muito próximo ) dos olhos, maçãs do rosto e próximo à sobrancelha pode melhorar muito a sua visão e aliviar vários problemas relacionados à ela, como cataratas.

ÓLEO DE OLÍBANO É BOM PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO:

Estudos comprovaram que o Olíbano reduz os Níveis de Colesterol e triglicerídeos, protegendo o coração de várias condições médicas, incluindo a aterosclerose.
Foi feito um estudo onde constataram que o uso do Olíbano diariamente é uma alternativa natural, segura e eficaz na harmonização do HDL E LDL, principalmente para Diabéticos do Tipo 2.

ÓLEO ESSENCIAL DE ÓLIBANO PARA A BELEZA:

Estudos apontam que o triterpênico pentacíclico, um esteroide presente no óleo de Olíbano contribui para um efeito calmante na pele, e tem a capacidade de fortalece-la, melhorando e igualando seu tom e estimulando a produção de colágeno, que melhora a elasticidade, impedindo o aparecimento de rugas, tratando manchas senis, rosácea, melasma e sardas. Também é eficiente para desbotamento de estrias, cicatrizes de cirurgias e marcas associadas à gravidez.

Por ter propriedades anti-bactérias, combate a acne, tonifica a pele e ajuda a curar feridas.
Também ajuda a melhoras o aspecto de mãos e pés ressecados, agindo como um tônico muito eficiente.

Usos sugeridos:

  • Tônico Facial;
  • Harmonização do tom do rosto;
  • Olheiras;
  • Redução de rugas, estrias e cicatrizes;
  • Cicatrização;
  • Melhora do aspecto das unhas;
  • Picadas de Insetos;
  • Cabelos ressecados;
  • Caspa;
  • Queda de Cabelo.

ÓLEO DE OLÍBANO MELHORA A FUNÇÃO CEREBRAL:

Já foi comprovado em estudos que o óleo de incenso pode melhorar a memória e facilitar o aprendizado.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO EQUILIBRA HORMÔNIOS E MELHORA A FERTILIDADE:

Como combate o estresse ansiedade e as alterações de humor, o olíbano também foi associado à reduzir os sintomas associados à menstruação e menopausa, equilibrando os níveis de hormônios. Esse equilíbrio resulta em alívio das cólicas e dores, constipação, enxaqueca, fadiga e náuseas.
Também ajuda a regular a produção de estrogênio e reduz o risco de desenvolvimento de tumores e cistos em mulheres na pré-menopausa.

E devido ao triterpênico pentacíclico, um esteroide presente no óleo de Olíbano, pode promover a fertilidade, já que tem efeito de aumentar a quantidade e mobilidade dos espermatozoides.
Por ser um emenagogo, também impede a menopausa prematura,já que induz a menstruação e regula ciclos.

ÓLEO DE OLÍBANO FACILITA A DIGESTÃO:

O óleo de Olíbano ajuda o sistema digestivo a desintoxicar-se adequadamente e a evacuar.
Também ajuda a aliviar a dor, náuseas e eliminar o excesso de água no abdômen que pode causar inchaço, além de ajudar com as cólicas menstruais.
Ele ajuda na secreção de enzimas digestivas, aumentando a produção de urina e relaxando os músculos do trato digestivo, melhorando a circulação.
Trabalha reduzindo os gases acumulados no intestino e em todo o corpo, que pode causar dores não só na barriga, mas também no peito, sudorese e mau estar.
Com suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bactericidas, é extremamente benéfico na redução dos sintomas da síndrome do intestino permeável, colite, doença de Crohn e IBS ( síndrome do intestino irritável).

ÓLEO DE OLÍBANO PODE COMBATER O CÂNCER:

Já foi constatado em vários estudos a eficácia do incenso como anti-inflamatório e anti-tumoral para tipos específicos de câncer.
Um estudo na China combinou o Olíbano com Mirra em cicno linhas diferentes de câncer, e foi observado que as células de câncer de pele e mama mostraram sensibilidade à combinação.
Isso se deve ao composto AKBA (ácido boswellico), que foi comprovado ser bem sucedido em matar células cancerosas que se tornam resistentes à quimioterapia, o que o torna um excelente tratamento natural para o câncer.
O estudo mostrou que AKBA inibeo crescimento celular a proliferação de células cancerígenas e as induz a apoptose ( morte celular).

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO AJUDA A DORMIR MELHOR:

Como reduz os sintomas da ansiedade e estresse que podem mantê-lo acordado durante a noite, este auxílio natural para dormir ajuda a abrir as vias respiratórias permitindo que ser corpo atinja uma temperatura ideal para o sono e elimina o que te incomoda.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO PARA MEDITAÇÃO:

Por ter sido muito usado à milhares de anos em cerimônias religiosas, o Olíbano ainda é o óleo preferido no mundo para meditação, por suas propriedades de cura, limpeza e iluminação.
Acalma a mente, reduz a velocidade e aprofunda a respiração.
Olíbano ajuda a aumenta nossa fé e a conexão com o divino.

AROMATERAPIA: OLÍBANO, O ÓLEO DA VERDADE.

Induz Proteção, conexão espiritual e iluminação.
Nos remete à seguinte pergunta . Por que eu sou sempre amado e protegido ?
Olíbano revela decepções e falsas teses. Convida os indivíduos a abandonar vibrações inferiores, mentiras, enganos e negatividade.
Ajuda a criar uma nova perspectiva baseada na luz e na verdade.
O Frankincense recorda à memória a compreensão espiritual, dons, sabedoria e conhecimento que a alma trouxe ao mundo. É um poderoso limpador de escuridão espiritual. O incenso ajuda a tirar as “escamas da escuridão” dos olhos, as barreiras da mente e as paredes do coração. Através da conexão da alma com a sua luz interior, este óleo revela a verdade.
O incenso ajuda na criação de um apego saudável no despertar espiritual e ajuda o indivíduo a sentir o amor Divino. Quando alguém se sente abandonado ou esquecido, o Olíbano lembra-lhes que são amados e protegidos.
Enquanto este óleo é incrivelmente poderoso, também é gentil, como um pai amoroso que nutre, orienta e protege.Olíbano protege o corpo e a alma das influências negativas e ajuda a alma em sua evolução espiritual.
Aprimorando práticas de oração e meditação, este óleo abre canais espirituais que permitem que um indivíduo se conecte a Deus.

Através da luz e do poder do olíbano, o indivíduo pode aproximar-se da divindade, da masculinidade saudável e da grandeza do Eu Verdadeiro.

Emoções negativas à serem trabalhadas: Abandono, falta de conexão espiritual, distância do pai, falta de proteção, escuridão espiritual.

Emoções positivas à serem integradas: Iluminação, se sentir amado, protegido,sábio, ter discernimento, abertura espiritual, conexão com o Pai.
Óleos Sinérgicos: Melissa, Manuka, Mirra, Litsea, Camomila Romana, Blue Tansy, Copaiba, Lavanda, Laranja-Brava.

Uso sugerido: Inalação ou Tópico: 1-3 gotas na nuca, testa ou abaixo das orelhas.

ADVERTÊNCIAS AO USO:

Passar na base dos pés para ter efeito sistêmico.
Uso em crianças deve ser sempre no difusor ou diluído na planta dos pés.
Não utilizar se o óleo estiver oxidado, pois pode causar reações à pele.
Não ingerir grandes quantidades de uma vez pois pode causar intoxicação;

Cuidado ao comprar seu óleo essencial de olíbano, se na embalagem estiver “ fragrância ou “essência”, podem ser sintéticos e não trazer os mesmos benefícios do que um óleo essencial 100% puro. Um óleo essencial de Olíbano puro tem uma combinação das múltiplas variedades de árvores Boswellia.

REFERÊNCIAS
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3510738/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29970196https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23500016
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30171201
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18281494
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12664615
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12058313
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2493463/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3258268/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18414499
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3294134/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29913410
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3304380/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3929136/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5801908/

2 Comments

  1. Helio santos 9 de maio de 2019 at 16:11

    Olá tudo bem!
    Você Whatsapp pra agente se comunicar?

    Tenho algumas dúvidas sobre oleos essenciais, gostaria de perguntar.

    Grato
    HELINHO
    11)96900 5872

    1. larissascharf 14 de junho de 2019 at 18:51

      Olá, sim … celular (21) 995923962

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *