ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO – COMO USAR, PARA QUE SERVE, BENEFÍCIOS

Nativa da Europa e botanicamente conhecida como Origanum Vulgare, o orégano é uma erva perfumada da mesma família da Hortelã muito conhecida como ingrediente da culinária italiana e primeiramente utilizada para fins medicinais pelos gregos por suas propriedades benéficas ao organismo.
Por ter compostos poderosos e propriedades antioxidantes, suas folhas e brotos podem produzir um óleo essencial muito mais concentrado que um suplemento de ervas, que promove muitos benefícios para a saúde com uso tópico e oral, sendo um antibiótico natural muito eficaz, além de antifúngico e Antibacteriana. Também tem propriedades emagrecedoras e já foi comprovado que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

O óleo essencial de orégano é natural:

  • Antibacteriano;
  • Antiviral;
  • Antifúngico;
  • Antioxidante;
  • Digestivo;
  • Antialergênico;
  • Antiparasitário;
  • Anti-inflamatório.

Após a secagem ao ar das folhas e brotos da planta, o óleo é extraído e concentrado por destilação a vapor. Os compostos que estão presentes no óleo e que possuem poderosas propriedades antioxidantes além de serem responsáveis pela sua fragrância são:

    • Carvacrol: Já foi constatado que impede o crescimento de diversos tipos de bactérias, sendo o fenol mais abundante no óleo essencial de orégano.
  • Timol: É um antifúngico natural, que fortalece o sistema imunológico e o protege contra toxinas.
  • Ácido Rosmarínico: Antioxidante poderoso que protege o corpo contra os radicais livres.
  • Terpenos: Propriedades Antibacterianas
  • Linalol: Responsável pelo bem estar, suavizando ansiedade e estresse.
  • Naringin: impede o crescimento de células cancerígenas e ajuda os outros compostos a produzir mais antioxidantes.
  • Beta-Cariofilina (E-BCP): Anti-inflamatório.

Óleo essencial de orégano é uma adição obrigatória à sua rotina! É um excelente para a imunidade e funciona muito bem quando usado topicamente para alergias, fungos, bactérias, infecções da pele e parasitas. Também promove uma digestão saudável e alivia os sintomas causados pela menstruação.

Vamos listar alguns benefícios do uso do Óleo de Orégano:

  • Trata Infecções Virais e Bacterianas;
  • Trata Dor de Garganta e Amidalite;
  • Trata Infecção por estafilococos resistentes a meticilina;
  • Trata infestação de vermes e parasitas do intestino;
  • Verrugas, calos e aftas;
  • Pneumonia e Tuberculose;
  • Impulsiona a Progesterona;
  • Trata infecções Urinárias;
  • Trata Fungo de Unha,Micoses e Cândida;
  • Trata a Síndrome do Túnel do Carpo e reumatismo;
  • Ajuda a manter a Saúde Emocional.

É um Antibiótico Natural

Pesquisam mostram que o óleo de orégano pode ser tão eficiente quanto um antibiótico. O Carvacrol e o timol como agentes antibacterianos tornam a membrana celular permeável devido à sua impregnação nos domínios hidrofóbicos, este efeito é maior contra bactérias gram-positivas como a Staphylococcus aureus, uma das mais comuns que causam infecções de pele e intoxicação alimentar.

Foi feito um estudo com camundongos infectado com a bactéria, onde a análise comprovou que o óleo melhorou a sobrevivência dos animais.
Essa pesquisa também comprovou que o óleo de orégano pode ser muito eficaz contra alguns tipos de bactérias que se tornam resistentes à antibióticos como e E. coli e Pseudomonas aeruginosa, primeira associada à infecções urinárias e a segunda à infecções respiratórias.

Ajuda a diminuir o colesterol ruim

Devido ao Carvacrol e Timol, foi mostrado em pesquisas que o óleo de orégano aliada a uma boa dieta e prática de exercícios físicos pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol ruim).
Foi feito um estudo em ratos onde foi induzida uma dieta rica em gordura por 8 semanas. Foi observado que os ratos que receberam carvacrol apresentam o LDL mais baixo em comparação aos que somente receberam a dieta rica em gordura.
Também foi feito um estudo onde orientaram 50 pessoas sobre como fazer reeducação alimentar e a importância de se praticar atividade física para se manter saudável com objetivo de ajudar essas pessoas a reduzir o colesterol. Dessas 50 pessoas, metade recebeu após cada refeição, 25 ml de óleo de orégano durante 3 meses.
O resultado da pesquisa mostrou que os que receberam o óleo essencial conseguiram reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom) comparado aos que somente fizeram dieta e atividade física.

É um antioxidante poderoso

Os radicais livres são um produto natural do metabolismo humano e são responsáveis pelo envelhecimento e danificação celular.Mas apesar de produzidos pelo corpo, seu acúmulo devido a fatores externos como fumaça de cigarro, poluentes e fatores ambientais, está diretamente ligado ao desenvolvimento de algumas doenças cardíacas e câncer.
Foi feito um estudo com as 50 ervas mais usadas para verificar o teor de antioxidantes em cada uma delas, e foi constatado que o vencedor foi o orégano, tendo até 30 vezes mais antioxidantes que as outras ervas estudadas, entre elas manjericão, erva de são joão e tomilho.
Devido ao ácido rosmarínico, o orégano tem 4 vezes mais antioxidantes que Mirtilos e 42 vezes mais do que maçãs.

Ajuda a tratar infecções respiratórias

Um estudo publicado recentemente mostrou que o Carcravol e o Timol presentes no óleo de orégano por terem suas propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias, ajudam no descongestionamento da via respiratória e aliviar os bloqueios sinusais, além de ajudar a destruir o Staphylococcus aureus, muito conhecido por causar infecções respiratórias.

Ajudar a tratar infecções fúngicas

Os fungos podem ser inofensivos mas seu crescimento excessivo pode resultar em infecções como aftas e problemas intestinais como a doença de Crohn e colite ulcerativa.
Um dos mais comuns é a Candida, que tem algumas variações em todo o mundo e é a causa mais comum de infecções.
Pesquisas em laboratório mostraram que o óleo de orégano é o mais eficaz dentre os outros testados contra cinco tipos diferentes de Candida devido ao carvacrol.

Melhora a saúde intestinal

Sintomas como inchaço, diarreia e dor são comuns e podem ser causados por parasitas intestinais.
Foi feito durante 8 semanas um estudo onde foi administrado 500 mg para 15 pessoas que tinham os sintomas de parasistas no intestino.
Após o tratamento todos tiveram redução dos parasitas e quase 80% ficaram completamente curados, aliviando cansaço e inchaço associado aos sintomas.
Também foi feito um estudo sobre a Síndrome do Intestino Permeável, que acontece quando a parede do intestino é danificada, permitindo que toxinas e bactérias passem para a corrente sanguínea. O óleo de orégano não só protegeu a parede do intestino como reduziu significamente a quantidade da bactéria E.coli .

Tem propriedades anti-inflamatórias

O Carvacrol presente no óleo de orégano está associado a redução da inflamação que está diretamente ligada a diversos efeitos negativos à nossa saúde.
Um estudo induziu artificialmente Colite em ratos e depois administrado óleo de orégano nos ratos com a inflamação.
Foi constatado que devido ao carvacrol presente no óleo essencial de orégano, os marcadores inflamatórios no sangue dos ratos diminuíram significamente.
Também foi aplicado diferentes concentrações de carvacrol em patas e orelhas inchadas de ratos, onde foi observado redução de até 60%.

Tem propriedades analgésicas (alivia a dor)

Foi feito um estudo onde foram testados o Óleo de orégano e analgésicos comumente usados como fenoprofeno e morfina e foi cosntatado que devido a presença do composto Carvacrol que eles possuíam efeitos semelhantes.
Outra pesquisa com relação a dose foi feita, e se descobriu que não só reduzia a dose, mas que isso dependia da quantidade de óleo, ou seja, quanto mais óleo, menos dor.

Ajuda a emagrecer

Um estudo com 50 pessoas foi feito onde foi induzida dieta normal, um dieta com gordura e em outra, dieta com gordura e carcravol.
Os que receberam a dieta com gordura e carcravol ganharam muito menos peso do que os que recebera, somente dieta com gordura.

Além disso, foi constatado que o Carcravol pode ajudar a reverter o início da formação de células adiposas em indivíduos com alimentação equilibrada já que possui propriedades antioxidantes eficazes no retardamento do processo de peroxidação lipídica em alimentos gordurosos e na eliminação de radicais livres.

Regulariza o ciclo menstrual e Retarda os efeitos da menopausa:

O orégano é considerado um emenogogo natural ativo,isso quer dizer que induz a mestruação, induzindo contrações no útero e corrigindo ciclos irregulares.
Por essa razão, também pode retardar os efeitos da menopausa e prevenir a menopausa prematura que ocorrem devido a ciclos mestruais irregulares.

Pode ajudar a combater a diabetes

De acordo com um estudo promissor,Incluir o óleo essencial de orégano no dia a dia de quem tem diabetes pode ajudar a controlar a glicemia. O uso do óleo de orégano junto com uma boa dieta e prática de atividades físicas ajudau a mantes os níveis de glicose excelentes devido à combinação de hábitos saudáveis.

Pode ter propriedades de combate ao câncer

Devido a sua propriedade altamente antioxidante, estão sendo feitos Alguns estudos indicando que o carvacrol, um dos compostos do óleo de orégano, pode ter propriedades de combate ao câncer.
O carvacrol demonstrou resultados promissores contra células de câncer de mama, fígado e pulmão induzindo-as a apoptose.
Essas pesquisam ainda estão sendo realizadas, mas vale a pena inserir na alimentação devido a todos os outros benefícios.

Como usar o óleo de orégano

O óleo de Orégano está disponível em forma de líquido ou em cápsulas. Deve ser sempre diluído antes de ser usado, e pode ser aplicado diretamente sobre a pele, colocado sob a língua ou engolido.

1. Sobre a pele: Para condições da pele ou infecções, dilua com óleo carreador a uma concentração de 1 colher de chá (5 ml) de carregador por gota de óleo de orégano, depois aplique na área afetada. Use para:

  • Herpes;
  • Fungo de unha;
  • Acne;
  • Rosácea;
  • Verrugas;
  • Psoríase;
  • Caspas;
  • Picadas de insetos;
  • Dor de ouvido. (No caso do ouvido, nunca colocar internamente, e sim na parte de fora, atrás do ouvido, mesmo diluído).

Saiba como usar para cada situação em nosso outro artigo Como usar o óleo de orégano:
Ajuda a manter a saúde bucal, tratando dores de dente, gengivite e matando os germes e bactérias que causam o mau hálito.

2.Ingerido: Se você está tomando o óleo de orégano por via oral, você pode colocar algumas gotas dele em um copo (300 ml) de água, gargarejar e depois engolir. Ao gargarejar, Ajuda a manter a saúde bucal, tratando a gengivite e matando os germes e bactérias que causam o mau hálito. Ao engolir, para:

  • Fortalecer a imunidade;
  • Cândida;
  • Infecções intestinais e gástricas;
  • Azia;
  • Auxiliar na digestão;
  • Artrite, reumatismo;
  • Dores articulares e musculares;
  • TPM e problemas menstruais.

Saiba como usar para cada situação em nosso outro artigo Como usar o óleo de orégano:

3.Inalado: Use o óleo essencial como vapor para infecções respiratórias, alergias, sinusite,tosse, asma e bronquite.

Saiba como usar para cada situação em nosso outro artigo Como usar o óleo de orégano:
Veja também como usar os óleos essenciais no seu animal de estimação:

EFEITOS COLATERAIS:

Devemos ter cautela e não exagerar no uso do óleo, pois um composto chamado Timol, um fenol presente no óleo, em altas doses pode causar náuseas, vômitos, problemas gástricos e hiperatividade central.
O timol também é muito corrosivo para a pele, então o óleo essencial de orégano não deve ser usado diretamente, e principalmente sobre a pele ferida ou na região perto dos olhos.
Use sempre um óleo carreador ao aplicar esse produto topicamente.
Caso ocorra erupção cutânea ao usar esse produto, não tente tira-lo com água, e sim dilui-lo em mais óleo carreador, já que a água e óleo não se misturam.
Se estiver fazendo uso de Lítio, consulte seu médico contra a interação com o orégano, que por ser diurético, pode atrapalhar a eliminação, causando efeitos colaterais graves devido ao excesso no corpo.

AROMATERAPIA: ORÉGANO, O ÓLEO DA HUMILDADE E DESAPEGO.

Induz Humildade, desejo e desapego.

Nos remete à seguinte pergunta: Por que não é importante para mim estar sempre certo?

O orégano corta a superficialidade da vida e ensina os indivíduos a fazer o mesmo. Elimina bloqueios, elimina a negatividade e corta os anexos negativos. orégano é um óleo poderoso e pode até ser descrito como vigoroso ou intenso.

Orégano encaminha a necessidade da pessoa de estar certo.
Indivíduos que precisam de orégano são as que tentam converter outras pessoas para suas próprias opiniões fixas.
Sua personalidade forte pode torná-los intocáveis e sem vontade de mudar. Eles se apegam rigidamente às suas opões e sistemas de crenças.
Entretanto, orégano é resoluto e tem o poder de romper uma forte vontade e ensinar humildade.

Em um nível mais profundo, o orégano dissipa o materialismo e o apego que impedem o crescimento e o progresso. Ao usar orégano, uma pessoa pode se sentir encorajada a acabar com um relacionamento tóxico, abandonar um emprego opressivo ou acabar com um hábito destrutivo. Esses apegos tóxicos limitam a capacidade de sentir uma conexão saudável com o Divino. Orégano incentiva a verdadeira espiritualidade, convidando a alma a viver em desapego e ensina que a devoção a um Poder Superior inclui o desapego da rigidez, da vontade, dos apegos negativos e do materialismo.

Emoções Negativas a Serem Trabalhadas: Sentimentos negativos, orgulhosos, opcionados, teimosos, materialistas.
Emoções Positivas a serem integradas: Humildade, desapego, disposição, ensinabilidade, flexibilidade.
Óleos sinérgicos: Manjericão, Dente-de-alho, Tomilho, Sândalo, Melaleuca, Capim-Limão, cipestre.
Uso sugerido:Inalação ou Tópico : Diluir 1 gota ou menos em um óleo carreador e aplicar na base dos pés.

CONTRA INDICAÇÕES:

Além disso, o óleo de orégano geralmente não é recomendado para, mulheres grávidas (aumenta a circulação sanguínea no útero), lactantes. Devemos ter cuidado com crianças e idosos pois tem a pele mais sensível.
Por ser emenagogo, O orégano pode aumentar o risco de hemorragia em pessoas com distúrbios hemorrágicos.
Orégano pode aumentar o risco de hemorragia As pessoas que usam orégano devem parar duas semanas antes da cirurgia.

Publicações relacionadas a esse artigo:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23484421
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25763467
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4903144/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4876125/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3918264/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *