Publicado em Deixe um comentário

Óleo Essencial de Hortelã – pimenta para que serve

Óleo Essencial de Hortelã o que é?

O aroma do óleo essencial de Hortelã Pimenta, de nome científico Mentha Piperita é familiar e agradável à maioria das pessoas.

Obtido por destilação à vapor de suas folhas, é extremamente versátil e na quantidade adequada, ajuda a melhorar o estado de alerta e a resistência.

É um óleo essencial que você DEVE ter em casa.

Esse óleo essencial é extraído diretamente das folhas da hortelã pimenta, uma planta comum e facilmente encontrada em vários lugares do mundo.

O óleo essencial de hortelã pimenta foi descoberto a milênios e seu uso está presente na sociedade à aproximadamente 1000 anos antes de Cristo.

Esse é um fato surpreendente e capaz de ser considerado algo incrível que já transmite de forma nítida o imenso valor agregado ao óleo essencial de hortelã pimenta, essa incrível erva.

Seus principais componentes e princípios ativos são o mentol, característico por proporcionar a sensação de refrescância e frescor tanto em seu aroma quanto no contato com a pele, os compostos alfa e beta pinenos e do acetato de mentilo que possui propriedade antisséptica e bactericida.

Este óleo tem certo peso na história da humanidade, pois acredita-se que o óleo essencial de hortelã pimenta também foi utilizado como moeda de troca por gregos e romanos, além de estar presente em diversas cerimônias de coroação, comemorações e várias festas tradicionais da época.

O frescor característico da erva hortelã pimenta é o mesmo no óleo essencial, porém seus efeitos são potencializados devido à alta concentração do produto.

É extraído diretamente das folhas da planta por um processo de destilação a vapor isolando a parte sólida da planta e as gorduras do óleo essencial.

É necessário aproximadamente 100g da erva para produzir apenas uma gota deste óleo essencial incrível, ou seja, é um produto extremamente concentrado e que ainda assim entrega todos os benefícios presentes na erva hortelã pimenta, porém de forma mais intensa e prática.

Seus Componentes são:

  • Mentol, responsável por estimular o resfriamento e muito conhecido por aliviar dores de cabeça e dores musculares e tensionais; O mentol, após aplicação tópica, causa uma sensação de frescor devido à estimulação de receptores “frios” pela inibição das correntes de Ca ++ das membranas neuronais;
  • Acetato de mentilo, que tem propriedades contra bactérias, e ajuda a combater resfriados comuns, mau hálito, gengivite;
  • Mentona;
  • Alfa e beta pinenos.

Para que serve Óleo Essencial de Hortelã?

Há diversas possibilidades de uso para o óleo essencial de hortelã pimenta, dentre elas se destacam principalmente sua característica de frescor e refrescância no ambiente, devido ao mentol presente em sua composição.

É um óleo excelente para desobstruir as vias respiratórias e o efeito é praticamente imediato ao inalar o óleo, excelente para ajudar quem sofre com gripes, resfriados, nariz entupido ou muco.

Não distante dessa característica, também pode atuar como um poderoso aliado no tratamento de rinite e sinusite, pois auxilia justamente na desobstrução das vias respiratórias, além de facilitar a eliminação de muco e reduzir tanto a irritação, quanto a inflamação.

Também é utilizado para melhorar problemas digestivos, como azias, enjoos, náuseas, além de atuar no intestino reduzindo o acúmulo de gases e consequentemente elimina a possibilidade de sofrer com dores e inchaço abdominal por esse motivo.

Veja :  Óleo essencial para dormir

Pode ser utilizado como auxiliar para reduzir a incidência de acne, pois possui ações antissépticas que ajudam a manter a pele limpa e em perfeito estado.

Além de agir em outras infecções na pele e irritações por diversos fatores, como picadas de insetos.

Seus efeitos antissépticos também podem ser utilizados para melhorar a higiene bucal sendo possível realizar bochechos ou gargarejos com uma gota do óleo essencial de hortelã pimenta e dessa forma notar um aumento na sensação de limpeza e frescor.

Além disso, é possível utilizar o óleo essencial de hortelã pimenta como repelente natural para insetos.

Não possui efeitos tão marcantes e duradouros quanto o óleo de citronela porém seu odor característico pode ser utilizado para essa finalidade.

Um dos seus usos mais incríveis, talvez seja para auxiliar no controle a compulsão alimentar, pois ao ingerir o óleo essencial de hortelã pimenta, é possível eliminar aquela vontade desesperadora de atacar toda comida que está pela frente.

Devido ao seu efeito no estômago este óleo é capaz de controlar a compulsão e faz com que seja mais fácil seguir em frente com a rotina de forma normal.

Composição da Mentha Piperita:

Mentol – é a substância química presente em maior quantidade no óleo essencial de hortelã pimenta, sua principal proriedade para a saúde é a ação anti inflamatória se usado topicamente e ansiolítica quando ingerida.

Acetato de mentilo – Seu benefício mais difundido, é a ação sob o sistema respiratório, ajuda a manter o pulmão limpo e sem bactérias.

Mentona – É um outro aliado do sistema respiratório, seus benefícios podem ser aplicados desde a desintoxicação do pulmão até o combate a vírus e bactérias.

Alfa e Beta pinenos – Seus principais benefícios são na região cerebral aonde ajudam na reprogramação de hábitos e ajudam no combate a alcoolismo e tabagismo.

Benefícios do Óleo Essencial de Hortelã

  • Propriedades analgésicas;
  • Propriedades anti-inflamatórias;
  • Propriedades contra náuseas;
  • Propriedades revigorantes;
  • Propriedades refrescantes;
  • Propriedades antiespasmódicas;
  • Propriedades expectorantes;
  • Propriedades vasodilatadoras;
  • Propriedades estimulantes;

Este óleo essencial é incrível e pode ser utilizado de diversas formas, além de contribuir com vários benefícios ao bem-estar e dia a dia de quem o utiliza todos os dias:

  • Seus efeitos refrescantes podem ser utilizados para ajudar na recuperação de queimaduras pois o óleo age tanto como um auxílio para aliviar as dores quanto para reduzir o risco de infecções no ferimento;
  • As ações bactericidas do óleo essencial de hortelã pimenta são excelentes para dar suporte ao tratamento de infecções, além de proporcionar uma experiência incrível de frescor com seu aroma marcante;
  • Proporciona alívio das dores e reduz a sensação de queimação no estômago, azia, ou qualquer outro tipo de desconforto gástrico que acontece no trato digestivo;
  • As ações do óleo essencial de hortelã pimenta para o trato digestivo são excelentes e vão além do estômago, pois ao ingerir o óleo é possível eliminar o acúmulo de gases e isso pode auxiliar diversas pessoas que sofram com inchaço abdominal, dores, ou cólicas causadas por esse motivo;
  • O mentol presente no óleo possui propriedades vasodilatadoras e por isso também pode ser utilizado antes dos treinos para promover mais foco e vascularização nos músculos;
  • Os efeitos de uma maior vascularização podem variar bastante mas em geral, tonificam a ação desejada no momento, e pode fazer com que seja possível realizar treinos mais intensos e mais focados com a ação do mentol;
  • Promove aumento no foco e concentração ao ser inalado;

Por essa razão, é considerado um óleo excelente para manter a saúde emocional em dia, visto que na grande maioria das vezes os problemas emocionais ocorrem devido ao afastamento da realidade e foco demasiado nos problemas.

  • É incrível para a desobstrução das vias respiratórias;

Essa é uma característica incrível deste óleo essencial e a sensação é praticamente imediata sendo possível notar uma maior facilidade para respirar poucos segundos após inalar o óleo.

Veja :  Óleo essencial de Cravo | Benefícios e Para que serve

Essa é uma característica incrível deste óleo essencial e a sensação é praticamente imediata sendo possível notar uma maior facilidade para respirar poucos segundos após inalar o óleo.

Os efeitos do óleo essencial de hortelã pimenta no estômago também tem uma ligação forte com o controle da compulsão alimentar.

Por essa razão pode ser um aliado para pessoas que sofrem com excesso de peso e tem dificuldade para emagrecer, pois buscam comida de forma incontrolável, apesar de não estarem com fome.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ DA SUPORTE AO SISTEMA IMUNOLÓGICO:

Estudos demonstram que o óleo essencial de Hortelã-pimenta tem atividade contra microorganismos significativas.

Também tem propriedades antioxidantes, antitumorais, antialérgicos e analgésicos.

O uso diário evita gripes e resfriados comuns e sua ação anti-inflamatória impede as crises de alergia associadas à inflamação das vias respiratórias.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ TEM PROPRIEDADES ANALGÉSICAS E ANTI-INFLAMATÓRIAS:

Pense em um óleo excelente para aliviar dores de cabeça e enxaquecas quando aplicado topicamente.

Ao ser aplicado no local da dor, o óleo essencial de hortelã pimenta causa frescor e diminui a pressão, aliviando dores. Também ajuda a amenizar a tensão e rigidez muscular, alergias e urticárias.

Por suas propriedades anti-inflamatórias, alivia os sintomas de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite e tosse.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ CAUSA RESFRIAMENTO:

Ideal para quem sofre de muito calor ter na bolsa, pois é só passar na nuca e em 5 minutos você terá um ar condicionado na sua nuca.

Excelente para quem gosta de fazer treinos outdoor como crossfit ou correr na praia.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ REVIGORA O HÁLITO:

O Composto mentol refresca e dá a sensação de boca limpa quando utilizado em um gargarejo por exemplo.

A propriedade bactericida também ajuda a matar os microorganismos que causam mau hálito, deixando a boca limpa e bem cuidada.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ TEM PROPRIEDADES VASODILATADORAS:

É uma alternativa eficiente à energéticos tóxicos ao organismo e para quem quer se libertar do excesso de cafeína. O óleo essencial de Hortelã Pimenta é um vasodilatador e é um aliado poderoso para aumentar seu desempenho ao realizar exercícios físicos.

Com efeito estimulante e revigorante, ajuda a te manter focado e enérgico, deixando alerta, excelente para ser usado como pré e intra treino, em viagens longas ou situações onde você precisa ficar desperto mais tempo.

Um estudo com atletas no Estado Unidos verificou que o Óleo essencial de hortelã pimenta ao ser ingerido antes do treino também teve propriedades broncodilatadoras e aumentou significativamente o desempenho dos atletas em comparação com o grupo controle.

Por aumentar o foco, também é excelente como complemento ao tratamento convencional para autismo, síndrome de Asperger e TDAH.

Por ser revigorante, também ameniza os sintomas de depressão e ansiedade.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ TEM PROPRIEDADES ANTIESPASMÓDICAS:

Antiespasmódicos impedem a motilidade da musculatura visceral do estômago, útero, bexiga e intestino, e por isso aliviam cólicas, dores estomacais e incontinência urinária.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ DA SUPORTE À DIGESTÃO SAUDÁVEL:

Chá de hortelã pimenta sempre foi muito utilizado , pois auxilia na digestão.

É uma erva carminativa e provove a eliminação de gases que se acumulam no tubo digestivo e no intestino.

Uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta equivale a 28 xícaras de chá de Hortelã, então imagine um alívio rápido eficaz para o desconforto abdominal?

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ É EXPECTORANTE:

Devido ao composto Mentol, ao ser inalado, o óleo essencial de hortelã pimenta desobstrui os seios nasais e relaxa os músculos da passagem nasal aliviando muitos problemas respiratórios como alergias, congestão nasal, sinusite, bronquite e resfriado comuns.

É o componente principal do remédio VickVaporub, uma mistura de Mentol, eucalipto, alecrim e cedro, muito utilizado e encontrado nas farmácias mais populares.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ FORTALECE O CABELO E A PELE:

Por ser antisséptico, ajuda a tratar o couro cabeludo, dando mais volume e brilho aos cabelos.

Muitos produtos e shampoos anti-caspas são a base de mentol.

Ao ser aplicado na pele, causa sensação de frescor e a parte antisséptica ameniza acne e rosácea.

Veja :  Óleo essencial de laranja doce para que serve

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ DA SUPORTE AO TRATAMENTO DE DIABETES:

Como controla a ansiedade, o uso do óleo essencial de hortelã pimenta é excelente para quem precisa controlar a compulsão alimentar.

Ele ajuda as pessoas a pararem de “beliscar” o tempo todo, e quando inalado, consegue conter a vontade de comer doces e alimentos gordurosos.

É um ótimo aliado pra quem não quer sair da dieta, emagrecer e controlar a glicose.

Como usar Óleo Essencial de Hortelã?

Existem diversas formas para usar o óleo essencial de hortelã pimenta, mas os benefícios são notados independente da forma com que seja utilizado.

Para usá-lo como descongestionante nasal, pingue 1 gota do óleo essencial na mão, esfregue as mãos de forma a espalhar o óleo e cubra o nariz com as duas mãos para inalar o aroma do óleo, dessa forma as vias serão descongestionadas quase instantaneamente.

Para o uso como antisséptico bucal, misture 1 gota do óleo com um pouco de água e faça bochechos ou gargarejos pelo menos 1x ao dia.

Para obter seus efeitos relaxantes em qualquer lugar do corpo, o óleo essencial de hortelã pimenta pode ser utilizado em massagens no intuito de combater a rigidez muscular e proporcionar relaxamento.

Pode ser utilizado no difusor elétrico com aproximadamente 5 gotas do óleo para que seja possível espalhar seu aroma através do ambiente e obter toda a sensação refrescante que esse óleo proporciona.

Para uso tópico (na pele) é necessário diluí-lo em algum outro tipo de óleo carreador (óleo base), como o óleo de côco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, pois caso seja aplicado diretamente sobre a pele algumas pessoas podem ter hipersensibilidade.

Como usar o Óleo Essencial de Hortelã?

Por inalação no Difusor ou na Palma da mão Para:

  • Se manter alerta e focado;
  • Diminuir os lapsos de memória;
  • Suporte complementar ao tratamento convencional para Autismo e TDAH;
  • Ameniza sintomas de alergias respiratórias;
  • Ameniza sintomas de Asma, sinusite, bronquite, rinite;
  • Ajuda com a perda de olfato;
  • Saúde Emocional;
  • Suporte complementar ao tratamento convencional para Compulsão Alimentar;

Uso Tópico:

  • Amenizar febres e ondas de Calor;
  • Amenizar queimaduras comuns e de sol;
  • Reduzir fadiga e tensão muscular;
  • Suporte complementar ao tratamento convencional da Fibromialgia;
  • Reduzir sintomas de alergias e urticárias;
  • Amenizar dores de cabeça e enxaqueca;
  • Regularizar a produção de leite materno;

Ingestão: (Somente óleos essenciais 100% puros)

  • Reduzir o mau hálito;
  • Amenizar a Gengivite;
  • Diminuir os sintomas de Ressaca;
  • Da suporte ao sistema digestivo;
  • Amenizar cólicas;
  • Aliviar os sintomas de Gastrite;

Aromaterapia: Hortelã, o Óleo do coração alegre

Induz Dinamismo, otimismo e clareza.

Nos remete a seguinte pergunta: Por que eu sempre sinto alegria em viver ?

A hortelã traz alegria e leveza ao coração e à alma.

Revigora o corpo, a mente e o espírito, e lembra às pessoas que a vida pode ser feliz e que elas não precisam ser controladas pelo medo. Tira um indivíduo de suas provações emocionais por um curto período de tempo.

Quando os indivíduos usam hortelã-pimenta, sentem-se como se estivessem deslizando pela vida. Isso ajuda a permanecer na superfície de questões emocionais, como flutuar em cima da água.

O poder do Peppermint pode ser sentido em momentos de desânimo ou desespero.

Quando os indivíduos estão desanimados, eles podem usar hortelã-pimenta para redescobrir a alegria de estar vivo.

No entanto, uma pessoa também pode abusar das propriedades do óleo de hortelã-pimenta. Se for utilizado como uma fuga permanente para evitar lidar com a dor emocional pode impedir o crescimento e o progresso. Peppermint não deve ser usado desta maneira.

Auxilia Indivíduos que precisam de um pequeno respiro.

Às vezes, um adiamento é necessário antes de reentrar nas águas emocionais, mas não se pretende que se percorra somente o raso para sempre.

Quando é aceito e abraçado, a dor emocional serve como um professora.

Peppermint pode ajudar as pessoas a recuperar a força necessária para enfrentar sua realidade emocional.

Emoções Negativas à serem trabalhadas: dor inatingível, desespero intenso, pesar, pessimismo.

Emoções Positivas à serem integradas: flutuante, otimista, aliviada, força para enfrentar, dor emocional.

Óleo sinérgicos: Tangerina, lavanda, sândalo, Elemi, melissa, Ylang ylang, Toranja, Laranja brava.

Uso sugerido: No difusor, ou diluir 1-2 gotas em um óleo carreador e aplicar no peito, ombros ou pescoço.

Uso indicado e contra indicações do Óleo Essencial de Hortelã

Usar no máximo 3 gotas ao dia.

Não usar no rosto de bebês ou crianças

Deve ser evitado antes de dormir.

Onde comprar Óleo Essencial de Hortelã com o melhor preço?

Para comprar o óleo essencial de Hortelã no melhor preço entre em contato pelo WhatsApp (21) 995923962 . Na compra de qualquer produto na loja você ganha inteiramente grátis uma consulta virtual. Basta agendar em contato@larissascharf.com.br

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *