Publicado em Deixe um comentário

Por que os óleos essenciais puros são mais caros?

Os óleos essenciais puros têm um valor mais elevado devido a vários fatores relacionados à sua produção e composição. Primeiramente, a extração de óleos essenciais é um processo que requer uma grande quantidade de matéria-prima vegetal para produzir uma pequena quantidade de óleo. Por exemplo, para extrair um litro de óleo essencial de algumas plantas, como o lemongrass e a citronela, é necessário aproximadamente 100 kg de material vegetal. No caso do óleo essencial de rosas, a proporção é ainda mais impressionante: são necessários cerca de 3.500 kg de pétalas de rosa para extrair apenas 1 litro do óleo essencial.

Além disso, os óleos essenciais são a forma mais concentrada de princípio ativo vegetal, contendo compostos voláteis naturais das plantas, como terpenos, aldeídos, ésteres e álcoois, que proporcionam as fragrâncias características e as propriedades terapêuticas. Esses óleos são extraídos diretamente das plantas por meio de métodos como destilação a vapor, prensagem a frio ou extração com solventes. Devido à alta concentração e pureza, os óleos essenciais são usados em quantidades muito pequenas, mas oferecem benefícios significativos, diferentemente das essências aromáticas, que são produzidas sinteticamente e não possuem as mesmas propriedades terapêuticas.

Portanto, o alto valor dos óleos essenciais reflete tanto o processo complexo e intensivo de produção quanto a qualidade e a potência dos compostos extraídos das plantas.

About Author

Veja :  Óleo essencial orégano
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *