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Suplementação com creatina

A creatina é uma substância com poder anabolizante, porém não é considerada um medicamento esteróide anabolizante. seu uso é seguro e garante ótimos resultados para o paciente tanto no emagrecimento quanto para hipertrofia muscular. Separei as principais dúvidas sobre esse suplemento! Vamos la ?

Como a creatina age no corpo?

Nosso corpo produz energia em forma de ATP, porém ao ter contração muscular durante o exercício, por exemplo, esse ATP vira um ADP. A creatina torna mais fácil essa ressíntese de ADP para ATP. Isso faz com que seja possível, em um curto espaço de tempo, produzir mais contração muscular. Esse sistema garante uma melhor performance nos exercícios de resistência.

Quais os efeitos da creatina?

Ao ser consumida de forma crônica, a creatina se estoca em nossos músculos em forma de fosfocreatina, tornando esse processo de ressíntese mais fácil durante os treinos, além de acelerar a recuperação muscular.

Como tomar creatina antes ou depois do treino?

A suplementação deve ser feita todos os dias, inclusive nos dias sem treino e pode aumentar essa reserva em até 30% no nosso corpo. Seu consumo pode ser feito 1x ao dia antes ou depois do treino, pois o que importa é atingir a carga total na musculatura, o que leva em torno de 25 a 30 dias (saturação). Isso não significa que você não irá sentir os efeitos do uso já no começo, só será discreto e o aumento da performance será gradual.

Como tomar a quantidade ideal de creatina?

A suplementação deve ser feita em 0,07g a cada quilograma de peso corporal. Exemplo: Se eu peso 60kg x 0,07 = 4,2g/dia.

Fazer saturação da creatina é a melhor opção?

Na saturação é utilizada 5g, 4x ao dia com bom aporte de carboidratos. Pode aumentar o rendimento, mas o uso crônico ainda continua sendo uma opção melhor. 

Por que creatina incha?

Isso é um mito. A creatina não causa inchaço. Ela aumenta a afinidade das células pelas moléculas de água no meio intramuscular, mas não causa aspecto “embaçado” ou inchado. Caso aconteça isso, reveja sua dieta e se hidrate melhor.

Como escolher a melhor creatina?

Existem vários tipos de creatina no mercado, você pode escolher a opção mais em conta,porém a única exigência é ter o selo Creapure.

Quando começar a usar creatina?

Pode ser utilizada tanto por iniciantes quanto por atletas avançados.

Por que suplementar creatina ao invés de consumir?

Para conseguir uma quantidade satisfatória de creatina na alimentação seriam necessárias muitas gramas de proteína animal, e consequentemente gordura, extrapolando a quantidade diária individual na dieta.

Como tomar creatina?

Antes ou depois do treino, com uma fonte de carboidrato para promover uma melhor absorção, pois é insulina dependente.

A creatina ajuda a emagrecer?

Não diretamente, mas como aumenta o rendimento e performance no treino, ajuda a emagrecer. 

Creatina e DHT,causa calvície?

Mito, não causa calvície nem em quem já possui genética.

Posso usar creatina com diuréticos como cafeína e álcool?

Diuréticos podem diminuir os estoques de creatina e diminuir sua absorção.

Creatina da pedra nos rins?

A creatina não causa pedra nos rins, mas caso você tenha, o uso é contraindicado.

Pessoas com problemas renais podem utilizar?

A literatura médica contraindica, consulte seu médico.

Quem tem pressão alta pode tomar creatina?

Sim, porque o acúmulo de líquidos é dentro do músculo e não no sangue.

Conclusão

A suplementação é segura e garante bons resultados para o paciente. Hoje já existem estudos que relacionam a creatina como um suplemento para aumentar performance esportiva mas também nootrópico, indicado até para idosos manterem sua performance cognitiva. Mas isso é papo para outro artigo!

Para saber mais como a nutrição pode te ajudar a ter mais qualidade de vida, agende sua consulta online, tenha acesso a um plano alimentar individualizado e melhore sua performance nas suas atividades diárias.
Uma Boa alimentação é ideal para uma Boa Vida.


Bjs da Nutri Lari Scharf

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